quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A maior explosão vulcânica registada










A ilha de Krakatoa, localizada no estreito de Sonda, entre as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia, reduziu para um terço de seu tamanho, quando o vulcão do monte Perboewatan, supostamente extinto, entrou em erupção no dia 27 de Agosto de 1883. A sucessão de erupções e explosões durou 22 horas. O saldo foi de 36 mil mortos. A sua explosão lançou poeira e fumo a aproximadamente 27 km de altitude e foi ouvida a mais de 5.000 km, na ilha de Rodriguez, tendo os habitantes ficado surpreendidos com esta enorme explosão. O estrondo chegou igualmente à Turquia, Austrália, Filipinas, Índia e Japão. Acredita-se que o som das explosões reverberou pelo planeta ao longo de nove dias, e os efeitos atmosféricos da catástrofe, circundando o globo, deram lugar, durante vários meses, a estranhas transformações no nascer e pôr do Sol.


É considerada a erupção vulcânica mais violenta dos tempos modernos. A cratera do vulcão era monstruosa: possuía aproximadamente 16 km de diâmetro. O vulcão não parou de lançar lava e houve ainda outras erupções durante todo o ano. Antes da erupção, a ilha possuía quase 2 mil metros de altitude, mas após a erupção, a altura reduziu, tendo se um lago formado na cratera do vulcão, onde vivem várias espécies de plantas e pássaros.


Actualmente, na região da cratera, há uma nova formação rochosa em andamento chamada Anak Krakatoa (filho de Krakatoa), que já possui mais de 300 metros de altura, sendo que a cada ano aumenta em 5 metros aproximadamente.


O escritor Simon Winchester descreveu o evento como "O dia em que o mundo explodiu". Livros de história contam como uma série de grandes ondas tsunami, algumas com alturas de quase 40 metros acima do nível do mar, mataram mais de 36 mil pessoas em cidades e aldeias costeiras ao longo do estreito de Sunda.


A maioria das vítimas foi morta pelos tsunamis e não pela erupção que destruiu dois terços da ilha. Ondas tsunami geradas pela erupção foram observadas em todo o oceano Índico, no Pacífico, na costa oeste dos EUA, na América do Sul e até no canal da Mancha. Elas destruíram tudo no seu caminho e levaram para a costa blocos de corais com peso de 600 toneladas.

1 comentário:

fidalgo disse...

de referir tambem que a explosao do krakatoa originou as tres ilhas da primeira foto, (verlaten, krakatau, lang) que sao os restos da ilha rochosa em que o vulcao se incluia. a sua explosao, desfez a ilha e originou estas 3