segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

«Vão para casa e... multipliquem-se»

A Canon parece ter encontrado uma forma muito popular entre os seus funcionários para promover o aumento da natalidade no Japão: duas vezes por semana os trabalhadores podem sair mais cedo para... terem mais filhos
Num país onde a jornada de trabalho é, frequentemente, de 12 horas, o gigante da electrónica Canon decidiu deixar os seus funcionários sairem mais cedo, às 17h30, duas vezes por semana. Mas ao atravessarem a porta da sede da empresa, em Tóquio, os trabalhadores levam uma espécie de trabalho de casa: ter mais filhos.

«A Canon têm um programa de planeamento familiar muito forte. Mandar os trabalhadores mais cedo para casa para estarem com as suas famílias faz parte desse programa», explica o porta-voz da companhia, Hiroshi Yoshinaga.

Além de enfrentar uma recessão sem precedentes, o Japão tem actualmente uma taxa de natalidade de 1,34, quando 2.0 seria o necessário para manter a população actual.

Também a Keidanren, a maior associação japonesa de empresas, com 1300 companhias interacionais como membros, emitiu um apelo aos seus associados no sentido de deixarem os seus funcionários sair mais cedo, com o mesmo objectivo.


Sem comentários: